Encerramento do Circuito de Eventos Agropecuários destaca força da produção leiteira em Juiz de Fora

Compartilhe

O Circuito de Eventos Agropecuários de Juiz de Fora chegou ao fim com um saldo altamente positivo e momentos marcantes para produtores, público e competidores.

Ao longo da programação, realizada em todos os finais de semana de maio a agosto, cerca de 50 mil pessoas participaram das atividades, que incluíram 11 torneios leiteiros e um Encontro de Cavaleiros e Amazonas.

No total, 137 produtores levaram seus animais para a tradicional competição leiteira. Somando todas as disputas, os torneios registraram mais de 12 mil litros de leite produzidos, evidenciando avanços na produtividade e melhorias na genética do rebanho apresentado.

Além das competições, o evento promoveu integração entre famílias rurais e urbanas, com atrações culturais, gastronômicas, mostra de bezerras, cavalgadas e diversas atividades recreativas para as crianças, em parceria com o Projeto JF Lazer da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

Organizadores, produtores e participantes destacaram o impacto positivo do encontro, que fortalece a cadeia leiteira e valoriza o turismo rural na região.

“Aqui no distrito de Humaitá de Minas foi visível a alegria dos moradores em receber os visitantes. A economia local também foi movimentada, com aumento expressivo no faturamento do comércio e de prestadores de serviços. Outro destaque foi a qualidade do gado de leite, que apresentou crescimento significativo na média de produção. Com a gestão da prefeita Margarida, a estrutura dos torneios evoluiu bastante, com apoio de diversas secretarias e um diálogo constante com os organizadores, o que foi essencial para o sucesso dos festejos”, afirmou Paulo Aquino, um dos organizadores do 33º Torneio Leiteiro e da 4ª ExpoAgro de Humaitá.

Com o encerramento do circuito, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que apoia a realização dos eventos, já projeta novos desafios e promete ampliar ainda mais o alcance e a qualidade das próximas edições.

“Os resultados comprovam o potencial da nossa produção e a força da união entre o campo e a cidade. Foi uma celebração completa da agricultura e da comunidade. A participação das crianças foi especialmente significativa, pois evidencia a sucessão no campo. Precisamos avançar a cada ano na valorização desse trabalho, que é diário, árduo e essencial para garantir alimentos de qualidade e procedência à nossa população”, destacou a secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Cerqueira.


Compartilhe
publicidade
publicidade