A primeira turma do curso técnico em Zootecnia realizado pela Rede e-Tec Brasil em Conselheiro Lafaiete celebrou a formatura na sexta-feira, 22. O curso é oferecido pelo Sistema Faemg Senar por meio do Sindicato de Produtores Rurais. Dezenove novos profissionais receberam o certificado e puderam comemorar junto com professores e familiares.
A solenidade foi realizada na sede do SPR de Conselheiro Lafaiete e contou com a presença da coordenadora de Educação Formal do Sistema, Tercia Almeida, o presidente do SPR, Carlos Lana, o gerente do Escritório Regional de Juiz de Fora, Emerson Simão, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thales Olímpio e o ex-deputado estadual e suplente de deputado federal Glaycon Franco.
Wanderley Cotta, foi o orador da turma. Coube a ele traduzir em palavras a alegria de concluir um curso e as várias conquistas desses alunos. Em 2024, Wanderley fez parte do grupo premiado com medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Este ano, outro grupo da mesma turma também conquistou o bronze na Obap. “Somos uma turma diferenciada, de pessoas dedicadas, que se ajudam e querem contribuir para o desenvolvimento da agropecuária. E tivemos o privilégio de ter excelentes tutores nessa trajetória”, conta o técnico em Zootecnia, que, entre outras formações, também é projetista mecânico, técnico em Gestão Ambiental, Gestão de Agronegócio e Processos Gerenciais. Todas essas qualificações, Wanderley usa para desenvolver equipamentos que auxiliem o trabalho no campo.
Formação Técnica
Em 2025, o Sistema Faemg Senar completa 10 anos de atuação na formação técnica em Minas Gerais. Junto com a Rede e-Tec Brasil e em parceria com os sindicatos rurais do estado, são ofertados os cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Fruticultura, Florestas e Zootecnia. “Formamos profissionais preparados para assumir a liderança no mercado de trabalho em áreas que demandam cada vez mais mão-de-obra especializada e qualificada”, destaca Tercia Almeida.
Os cursos são gratuitos, têm duração de dois anos e são em sistema híbrido, com aulas à distância e presenciais. Para Janilda Fonseca, de Rio Espera, o curso oferecido pelo SPR de Conselheiro Lafaiete foi a oportunidade de realizar o sonho de criança de ter uma formação na área de Zootecnia e contribuir ainda mais com o pai, produtor de gado de corte. “Quando terminei o ensino médio, eu não tinha condição de morar em outra cidade para fazer a graduação, o custo é muito alto. Hoje, aos 32 anos, consegui realizar esse sonho. É muito gratificante”, comemora.
Para fazer uma formação técnica, basta procurar o sindicato rural mais próximo. “Participar da Rede e-Tec é uma nova maneira de prestar serviço para o produtor rural. Esperamos que venham novos cursos para que a gente possa contribuir ainda mais para a formação e qualificação de mão-de-obra no setor”, reforça o presidente Carlos Lana.
Texto: Carla Arantes (Sistema FAEMG / SENAR)
 
								




 
                                    