Chácara: Jovem no Campo encerra mais um edição

Jovem no Campo
Compartilhe

por Flávio Christo

O Programa Jovem no Campo, realizado pelo Sindicato Rural de Juiz de Fora e Sistema Faemg Senar, encerrou sua mais recente edição na cidade de Chacara, com o tema da equideocultura. Com participantes entre 17 e 20 anos, o programa ofereceu aos estudantes conhecimento sobre a criação e manejo de equinos, além de uma introdução ao mercado da equideocultura, que vem ganhando cada vez mais importância na economia regional.

Os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre o cuidado adequado com cavalos, incluindo práticas de nutrição, saúde e bem-estar animal, além de técnicas de doma racional.

A programação contou com aulas teóricas, práticas e visitas a propriedades rurais.

A iniciativa tem como objetivo capacitar e incentivar a permanência dos jovens no meio rural, promovendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando a economia local com mão de obra qualificada.

“Vários aprendizados nos ajudaram a ter uma boa noção do mercado de trabalho, como o manejo e a doma racional, que tem poucas pessoas que sabem fazer e podem abrir muitas portas”, comentou Ryan Gerheim, um dos alunos que concluiu o curso.

Eishyla Honório participou desta e da edição anterior do Jovem no Campo, realizada ano passado e voltada para a bovinocultura de leite. Ela afirma que de todos os módulos que participou, o mais gratificante foi a equitação.

“Temos muito contato com os animais e onde conseguimos colocar em prática tudo que aprendemos. Também foi ótimo aprender a preparação e apresentação para pista”, contou. 

A secretária de educação de Chácara, Cláudia Costa, classificou o programa como essencial, pois beneficia a comunidade e aumenta a qualificação profissional.

“Quando viabilizamos cursos que podem capacitar os jovens, eles passam ajudar as famílias na propriedade e propriedades vizinhas, com mão de obra qualificada que ficam no município”.

O Programa Jovem no Campo foi realizado este ano desde o mês de maio. Foram sete módulos de aprendizagem. Para saber mais sobre esse e outros programas especiais do Sistema Faemg Senar, acesse https://www.sistemafaemg.org.br/programas  


Compartilhe
publicidade
publicidade