Encontro de Produtores de Leite reúne mais de 1.200 pessoas em São João Del Rei

Compartilhe

Nos dias 1º e 2 de outubro, o Campo Experimental Risoleta Neves, da Epamig, que funciona no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) se transformou numa grande sala de aula ao ar livre. O 20º Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes reuniu empresários e trabalhadores do campo, profissionais e estudantes dos cursos relacionados ao agronegócio de toda a região.

Este ano, o evento, que é bienal, teve como tema ‘Eficiência no Campo, Lucro no Bolso”. O encontro é promovido por meio de uma parceria da Epamig, UFSJ, Sistema Faemg Senar, Sindicato Rural de São João Del Rei, Prefeitura Municipal, Emater-MG, IMA e Embrapa.

Um dos destaques foi a palestra magna no dia de abertura com o professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor presidente da Clínica do Leite, Paulo Machado, que falou sobre “o que fazer para produzir mais leite com qualidade, menor custo, mais fácil e, assim, poder crescer”.

O evento teve ainda o Circuito Mineiro da Inovação. A médica veterinária Tassiane Rezende, de Lagoa Dourada, que também é participante da 6ª edição do CNA Jovem, chamou a atenção para o debate sobre sucessão familiar. “Esse é um dos nossos desafios da regional do CNA Jovem. Na minha cidade, temos bons exemplos de sucessão e queremos mostrar isso para que aqueles que estão desestimulados entendam que no campo temos, sim, qualidade de vida, possibilidade de crescimento e desenvolvimento”, afirma Tassiane.

Energia no campo

O encontro possibilitou, ainda, a apresentação do programa Cemig Agro, criado pelo Governo de Minas a partir de demandas dos produtores rurais apresentadas pelo Sistema Faemg Senar. A superintendente do programa, Cicéli Martins e a assessora técnica da Faemg Aline Veloso explicaram quais os principais problemas enfrentados por quem está no campo e como a companhia de energia atua para tentar sanar ou minimizar os danos aos produtores. “Nessas reuniões estratégicas, que fazemos em várias cidades do estado, nos unimos aos presidentes dos sindicatos rurais para falarmos sobre problemas como oscilação de tensão, falta de energia, demora no religamento, entre outros, que atrapalham o trabalho do produtor, e temos tido ótimas respostas em ações da Cemig”, afirma Aline.

No segundo dia do encontro, os produtores, profissionais e estudantes visitaram as estações montadas no campus onde diferentes assuntos eram apresentados na prática. Junto com o IMA, o Sistema Faemg Senar discutiu o tema “Negócio de Sucesso: Controle da Brucelose e Tuberculose”. O analista técnico do Escritório Regional de Juiz de Fora, Gustavo Martins, explicou como o Sistema Faemg Senar atua para levar informação, conhecimento e assistência aos produtores por meio de diferentes frentes, em parceria com os sindicatos rurais e o Instituto Ernesto de Salvo (Inaes).

As estações contaram ainda com apresentações sobre colheita mecanizada, sistema de confinamento e plantio de capim. Para o gerente da Epamig em São João Del Rei, Antônio Fernando Nunes, o 20º Encontro de Produtores de Leite do Campo da Vertentes cumpriu seu objetivo. “Já é tradição deste evento somar o velho e o novo. Desde a primeira edição, trazemos questões como energia no campo, ações sociais e a transferência de tecnologia, seja para pequeno, médio ou grande produtor”, afirma Antônio. A estimativa da organização é de que cerca de 1.200 pessoas tenham visitado a feira nos dois dias.

Fonte: Carla Arantes
assessora de imprensa ER07 – Juiz de Fora
Sistema Faemg Senar


Compartilhe
publicidade
publicidade